ORGANIZANDO SEU TEMPO DE ORAÇÃO | Remidos em Cristo

ORGANIZANDO SEU TEMPO DE ORAÇÃO

Uso três tipos de oração para organizar o meu próprio tempo de oração pessoal. Os três tipos de oração são: orações intercessórias, petições pessoais e orações devocionais. São categorias bem genéricas e cada uma delas pode incluir várias expressões diferentes. Outras pessoas usam de diferentes terminologias para essas mesmas categorias genéricas ou tipos oração.

TRÊS TIPOS DE ORAÇÃO

Geralmente, você se envolverá em todos os três tipos de oração durante o seu tempo de oração. Todos eles são importantes, e saber como diferem o ajudará a garantir que você dê a cada um deles a atenção apropriada quando se achegar diante do Senhor em oração.

ORAÇÃO INTERCESSÓRIA

Intercessão é oração pelos outros – pessoas, lugares e organizações. Deus ordenou a oração intercessória como meio de liberar mais poder e benção a indivíduos, famílias, negócios, ministérios, igrejas e às várias esferas da sociedade. A intercessão assume diferentes expressões: oramos pelos enfermos, pelos amigos que estejam enfrentando dificuldades e pelas famílias em crise, por reavivamento na Igreja, por justiça, pela salvação dos que não conhecem ao Senhor, por transformação social e assim por diante.

Alguns referem-se à intercessão como “contender em oração”. A palavra “contender” tem o significado de crer em Deus e trabalhar juntamente com Ele para produzir grandes mudanças. Contendemos em oração pela plenitude do propósito e destino de Deus para pessoas, lugares e organizações.

Na intercessão, oramos para que as pessoas experimentem mais poder, provisão, proteção e direcionamento de Deus em suas vidas. Oramos por questões estratégicas na sociedade, incluindo pessoas e políticas relacionadas ao governo, eleições, educação, militares, crises económicas e assim por diante. Oramos por libertação e provisão para os que estão sofrendo de opressão devido ao tráfico humano, aborto, perseguições, pobreza e outros tipos de injustiça. Pedimos a ajuda de Deus em tempos de pressões relacionadas a desastres naturais, como furacões, secas, enfermidades e outras calamidades. São apenas alguns exemplos das áreas nas quais talvez nos envolvamos na oração intercessória.

A oração pelos enfermos é uma forma de intercessão que não é opcional. As Escrituras nos ordenam a orar pelos enfermos e oprimidos (Mt 10.8; Mc 16.17; Tg 5.14,15). O Senhor quer que o seu povo opere no ministério sobrenatural
do Espírito Santo como um estilo de vida. É realmente importante gastarmos tempo para orar pelos enfermos, quer seja em nosso quarto de oração ou quando nos reunimos.

Se ninguém orar pelos enfermos numa reunião de oração, poucos deles serão curados. Mas, se alguém orar por eles, mais curas ocorrerão no corpo de Cristo. O Espírito se move mais à medida que gastamos tempo para proclamar a Palavra de Deus em relação às pessoas que estão enfermas.

Determine-se em seu coração a orar por alguém que esteja enfermo, todos os dias, pelo resto da sua vida. Podemos fazer as obras do Reino todos os dias. Somos chamados a orar pelos enfermos como um estilo de vida, quer estejamos
na direção de um ministério num culto de igreja, num shopping center, na universidade, em nossos dormitórios, em nossos lares, no trabalho ou de férias – onde quer que estejamos.

ORAÇÃO PESSOAL

A oração pessoal é a oração pela liberação da bênção e do favor de Deus para a nossa vida pessoal – família, finanças, ministérios, relacionamentos, saúde e circunstâncias. Esse tipo de oração inclui a oração pela sua própria saúde física e proteção, pelo seu ministério, como também por melhoras e bênçãos nas finanças, favor nos relacionamentos, abertura de novas portas e oportunidades para impactarmos os outros e assim por diante. Oramos
que o poder e a bênção de Deus sejam liberados a nós e aos outros por meio de nós.

ORAÇÃO DEVOCIONAL

A oração devocional relaciona-se à nossa própria renovação, crescimento e comunhão espiritual com Deus. Ela foca a nossa adoração a Deus e a nossa petição para sermos fortalecidos pelo Espírito Santo para amarmos e obedecermos mais a Deus e a termos comunhão com Ele de uma maneira mais profunda. Pedimos para experimentarmos mais graça em nossas mentes e corações à medida que desenvolvemos um relacionamento íntimo com Deus. Esse tipo de oração inclui a nossa união com Deus na adoração, na meditação da Palavra (orando-a enquanto a lemos) e na comunhão com o Espírito Santo (as vezes conhecida como oração contemplativa).

Nesse tipo de oração, o nosso foco é crescer na intimidade com Deus à medida que nos unimos a Ele no coração com afeição, ação de graças e um espírito de obediência. Pedimos para receber uma maior compreensão de Deus, da sua Palavra e da sua vontade para a nossa vida. Essa compreensão inclui recebermos o seu amor e sermos capacitados a expressar amor a Ele e aos outros. A oração devocional fortalece a nossa intimidade com Deus, e, como já mencionei, o nosso relacionamento com Ele nos protege do esgotamento à medida que ministramos às pessoas ao longo dos anos. Manter uma união de coração com Jesus é a tábua de salvação que nos capacita a sustentar, durante décadas, o nosso ministério de ganhar os perdidos, curar os enfermos e fazer obras de justiça e misericórdia.

Texto extraído do livro “Crescendo em Oração”

Deixe uma resposta

Fechar Menu